Despertar nos jovens a cidadania ativa

OPJ 2016/2017 com dois projetos vencedores de âmbito escolar


Graças ao OPJ – Orçamento Participativo Jovem, serão implementados dois projetos de âmbito escolar e a Escola Secundária de Estarreja (ESE) será o estabelecimento de ensino beneficiado. Uma eco esplanada e um espaço de refeição foram as propostas vencedoras na edição de 2016/17 deste programa que aposta na juventude, dando-lhes voz e poder de decisão.

Um total de 7 projetos finalistas, de âmbito escolar, foram apresentados durante a Assembleia Municipal Jovem, que decorreu no Cine-Teatro de Estarreja, no passado dia 12 de dezembro, perante um auditório cheio de jovens estudantes.

O “Healthy Lunch Stand” convenceu o universo de eleitores, tendo alcançado o primeiro lugar na votação que decorreu naquele dia, de forma presencial e online. Abrindo o leque de opções para a hora de almoço, este espaço permitirá que os estudantes tragam a sua refeição preparada de casa. A proposta - da autoria de Cátia Prata, Bianca Oliveira, Inês Fonseca, Beatriz Silva, Beatriz Leite, João Cirne, António Garrido, Jing, Wey e Eva Almeida - visa a aquisição de “um conjunto de micro-ondas, com o objetivo de criar um espaço onde os alunos possam aquecer a refeição trazida de casa”, possibilitando “uma maior amplitude nas escolhas alimentares, bem como uma redução de custos para os alunos e para o seu agregado familiar”.

A Câmara Municipal de Estarreja assume o compromisso de disponibilizar o montante necessário para a execução dos projetos vencedores, sendo que no caso da vertente escolar o valor global não deve exceder os 5.000€.

Este ano há a possibilidade de encaixar o segundo projeto melhor classificado. Em segundo lugar na votação ficou o “espaço de cidadania comprometida ECO-ESE Esplanada”. Conforme explicam os promotores - Andreia Mané, Gisela Aguiar e Rafael Ruela -, a instalação de um espaço de lazer no exterior, recorrendo a materiais ecológicos, tem o objetivo de “implementar e difundir boas práticas de sustentabilidade”. O projeto pretende ainda “promover o espírito de grupo e entreajuda e estreitar relações de convívio entre alunos e professores”.

O OPJ valoriza a população jovem, estimulando a sua participação cívica. João Rendeiro, da EBI de Pardilhó, aplaude a “oportunidade” que este processo dá “aos jovens de exporem as suas ideias”. O comprometimento e a responsabilidade com que os jovens se envolvem no OPJ leva-os a “pensar nos outros” e contribuem para a formação de “melhores pessoas para a nossa sociedade”.

José Silva, da EB 2,3 Egas Moniz, de Avanca, considera que “os jovens têm participado mais e dado as suas opiniões” neste desafio que os chama a participar. Para Alexandre Henriques, estudante da Escola Secundária,  este “é o momento em que os alunos podem dar a sua opinião, apresentarem as suas propostas e mostrarem o seu lado criativo. Acho que é muito importante”, conclui.

“Estas iniciativas são de repetir e muito importantes”, reforça Alice Fragateiro, professora da EB2,3 Egas Moniz. “Com estímulo, eles podem ser mais ativos, respondem bem ao que é novo e tem um propósito. Eles são o nosso futuro, é neles que temos que apostar e depositar a nossa confiança”.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, aplaudiu a “participação de todas as escolas” na edição deste ano e sublinha que “o futuro está nas mãos destes jovens estarrejenses, cheios de ideias para pôr em prática”. Este processo desafia “a participação ativa pela apresentação de ideias, pela votação, pela disseminação da forma correta como deve ser a democracia e tudo ligado na estratégia que temos de fomentar o empreendedorismo nas escolas.”

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é um processo de participação cívica, da responsabilidade do Conselho Municipal de Juventude de Estarreja (CMJ), que assenta na consulta direta aos jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos (residentes, estudantes, trabalhadores, membros de associações ou naturais do concelho), com vista à definição de prioridades de investimento municipal, dando-lhes a oportunidade de identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos para Estarreja.

 

Objetivos:

  • Envolver os Jovens no processo de decisão política, contribuindo para uma cidadania participada, ativa e responsável;
  • Potenciar a atuação do Conselho Municipal de Juventude, na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida dos Jovens no concelho.

 

 

Resultados Votações OPJ 2016 Presencial Online Total
Eco-ESE Esplanada – Escola Secundária 207 33 240
Rádio ESE – Escola Secundária 200 33 233
Egas "no ar"! – Escola Egas Moniz Avanca 158 20 178
Estúdio de Produção de Vídeo – Escola Secundária 96 23 119
Vamos criar um espaço para todos podermos conviver – Agrup. Escolas de Pardilhó 90 44 134
Healthy Lunch Stand – Escola Secundária 253 34 287
Estarreja para o Mundo – a Economia de Barcelona – Escola Secundária 145 23 168
Total Votos 1149 210 1359
Total Votantes 383 70 453
Nulos 3 27 30
Brancos 2 0 2
Total Votantes 388 97 485
Assembleia Jovem Municipal OPJ 2016/17
Assembleia Jovem Municipal OPJ 2016/17
Assembleia Jovem Municipal OPJ 2016/17
Assembleia Jovem Municipal OPJ 2016/17
Quinta, 22 de Dezembro