OPM: publicação dos resultados finais.

Mais de 5200 votos na edição deste ano do Orçamento Participativo Municipal.

Uma unidade pequena de produção energética apresentada pelo Clube Desportivo de Estarreja recolheu 1368 votos válidos, 40,21% das preferências dos votantes, e recebe, por parte da autarquia, 50 mil euros. A conclusão das infraestruturas para a realização eventos nacionais e internacionais, promovida pelo Arsenal de Canelas ficou-se pelos 1028 votos válidos, 30,22% do escrutínio. As outras duas propostas, beneficiação do edifício do centro de atividades ocupacionais (CAO) Cerciesta e reparação e beneficiação da área pública envolvente do Hospital, lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia e jardim de infância João de Deus recolheram 687 (20,19%) e 319 (9,38%) votos válidos, respetivamente.

Relativamente às freguesias eram 9 as propostas em votação. Cada uma das vencedoras receberá 10 mil euros para investirem nos projetos com que concorreram ao OPM.

Em Avanca, a Conferência Vicentina recebeu, para aquisição de uma nova viatura, 64 votos válidos, 41,83% do total. Apenas 2 votos remeteram para segundo lugar a edificação de uma estrutura de apoio ao turismo na Ribeira do Mourão (62 votos válidos e 40,52%). Em último lugar, na freguesia de Avanca, a construção de um parque de autocaravanas arrecadou 27 votos válidos (17,65%).

Na união de freguesias Beduído e Veiros eram duas as propostas a votação. Com 56,45% (626 votos válidos), o Centro Paroquial de Beduído recebe a preferência dos votantes. Em segundo plano, com 483 votos válidos (43,55%) ficou o Espaço+ apresentado pela Cerciesta.

A requalificação da fachada do pavilhão da Associação Desportiva Arsenal de Canelas era concorrente única na união de freguesias de Canelas e Fermelã e, por isso mesmo, recolheu os 100% dos votos válidos (340). O mesmo sucedeu em Pardilhó onde a requalificação exterior do lar Quinta do Rezende não tinha concorrente. Foram 44 votos válidos que elegeram este projecto.

Finalmente, em Salreu, a impermeabilização da fachada e pintura exterior da sede da Banda Visconde de Salreu conseguiu convencer 51,58% do eleitorado da freguesia, tendo 98 votos válidos. Com menos 6 votos válidos, 92 (48,42%), ficou a proposta apresentada pela Associação Cultura de Salreu, beneficiação do seu salão de festas.

Adolfo Vidal, vice-presidente da Autarquia salienta a votação recorde da edição de 2016, que ultrapassou o dobro de votantes da edição de 2014, demonstrando a mobilização da população para votarem no seu projeto preferido, projetando a importância da democracia participativa. Estão de parabéns todos os projetos (vencedores ou não).

No momento de validação dos votos não foram considerados votos duplicados e perfis com dados incorretos..

Confira aqui os resultados.

Terça, 6 de Dezembro